O que fazer em Barreiras/BA?

  • 04/03/2024

Conhecida como a Capital do Oeste, a cidade de Barreiras, na Bahia, tem ganhado cada vez mais relevância no cenário logístico nacional. Em 2022, aliás, um estudo realizado pela Urban Systems colocou o município, que concentra um PIB (Produto Interno Bruto) superior a R$ 5 bilhões, entre os melhores locais para se fazer negócio.

A história da cidade remonta de 1880, quando se consolidou como um importante entreposto comercial, por onde passavam mercadorias para abastecer diversas cidades de Minas Gerais.

Mas foi na década de 1920 que sua importância regional começou a dar sinais ainda mais claros. Com o aumento do consumo de energia elétrica, o aproveitamento dos rios se tornou necessário e o município, que concentra a segunda hidrelétrica da Bahia, passou a ganhar notoriedade.

Cortada pelo Rio Grande, Barreiras é atravessada por três rodovias federais: a BR 020, a BR 135 e a BR 242. Não à toa, é o principal entroncamento rodoviário da região. Destaca-se, ainda, pelo aeroporto regional e um terminal intermodal de cargas (porto seco) em construção – com foco no escoamento da produção de grãos e pluma.

O que fazer na cidade de Barreiras

A cidade de Barreiras é considerada o principal centro urbano, de comércio, saúde e educação da região. Porém, mais do que isso, o município abriga uma série de pontos turísticos que encantam qualquer um.

Mirantes da Serra da Bandeira

 

A Serra da Bandeira é uma das paradas obrigatórias para quem busca diversão e aventura. O local é cercado de natureza e belas paisagens e conta com mirantes especiais, que permitem ver boa parte da cidade e podem ser acessados de carro ou a pé.

Cachoeira do Acaba Vida

Com 36 metros de queda livre, a cachoeira é um dos principais pontos turísticos da cidade de Barreiras. Localizada a 90 quilômetros do município, o local reúne aventura, adrenalina e muita natureza, sendo ideal para quem não abre mão de uma experiência única.

Cachoeira do Redondo

 

Na estrada que liga a cidade de Barreiras ao município de Luís Eduardo Magalhães, bem próxima à Cachoeira do Acaba Vida, encontra-se a Cachoeira do Redondo. O local se destaca por suas águas cristalinas e fauna, sendo parada obrigatória para quem aprecia o contato com a natureza e um bom mergulho.

Igreja de Santa Teresinha

 

Localizada no centro histórico, a Igreja de Santa Terezinha foi a primeira igreja de Barreiras, construída em 1881. Com estilo neoclássico e bem conservada, o local é um atrativo turístico importante e reúne muita história.

Catedral de São João Batista

 

A Catedral de São João Batista, construída em 1925, é outra parada obrigatória para quem vai à cidade de Barreiras. Com influência mourisca, que incluem arcos, cúpulas, pátios e azulejos decorativos, ela chama a atenção justamente por contrastar com o restante da arquitetura da cidade.